
Este curso é endereçado a todos os amantes da música. Tanto aos que pretendem se tornar profissionais, como regentes, compositores, musicólogos e instrumentistas, quanto aos que buscam compreender as estruturas sonoras e os princípios teóricos musicais como formação humanística.
O curso busca oferecer uma sólida base dos estudos musicais se dividindo em: Teoria, que consistirá em decodificar a escrita musical, como estudo de claves, símbolos que correspondem às notas musicais, pausas, dinâmica, andamentos e introduzir o estudo das escalas, formação de acordes e a estruturação temática tanto no sistema modal, tonal e pós-tonal.
O estudo prático será distribuído em leituras rítmicas, solfejos, ditados rítmicos, melódicos e harmônicos, sempre encorajando o uso do metrônomo. O terceiro elemento será uma breve história da música, com audições de peças de vários períodos históricos, abarcando diversos gêneros musicais no intuito de oferecer algumas ferramentas para a apreciação musical, quer seja de uma sinfonia clássica, uma fuga barroca, uma peça de jazz, ou mesmo uma canção de rock.
O curso será dividido em 4 módulos:
Módulo A: Estudo da notação musical na clave de Sol. Compassos simples. Leitura rítmica, solfejos e ditados introduzindo as figuras de semibreve, mínima, semínima, colcheia, suas respectivas pausas, além de tríades perfeitas maiores e menores. Sobre as escalas maiores, estudaremos a formação dos acordes do sistema tonal, suas inversões e a notação harmônica utilizando o algarismo romano. Para o estudo de forma e apreciação musical, ouviremos composições do período barroco em especial as suites para teclado e os pequenos prelúdios e fuguetas de Bach. Ouviremos também algumas peças populares.
Módulo B: Estudo da notação nas claves de Sol e Fá. Continuação dos estudos em compasso simples e introdução dos compassos compostos. Leitura rítmica, solfejo, ditado rítmico e melódico com figuras de semibreve, mínima, semínima, colcheia, semicolcheia, quiálteras de 3 e suas respectivas pausas. Estudo das escalas menores com treinamento auditivo para reconhecermos as escalas menores natural, harmônica e melódica, além das tríades maiores, menores, diminutas e aumentadas. Para o estudo de apreciação musical, ouviremos composições do período clássico com ênfase na forma sonata presente nas sinfonias, sonatas de piano e quarteto de cordas.
Módulo C: Estudo da notação nas claves de Sol, Fá e Dó. Continuação dos estudos em compasso simples, compassos compostos e introdução aos compassos irregulares. Leitura rítmica com ou sem síncopes, solfejo, ditado rítmico, melódico, reconhecimento dos acordes de sétima de dominante, dominantes auxiliares e suas respectivas inversões no sistema tonal. A maioria dos ditados e preparações auditivas será retirada de peças dos repertórios barroco, clássico e romântico. Estudo dos modos gregos com treinamento auditivo para reconhecermos os modos e as principais cadências. Para o estudo de apreciação musical, ouviremos composições do período romântico com ênfase no lied (canção alemã) de Schubert e Mahler. Também ouviremos compositores que combinam linguagem modal e tonal como Debussy e Bartok. Estudaremos algumas composições populares como Chico Buarque, Tom Jobim, The Beatles e Radiohead.
Módulo D: Este módulo consiste na preparação do material exigido para a prova de admissão nas universidades de música, tanto nas federais brasileiras quanto nas universidades americanas. Aos alunos de composição que queiram ingressar numa universidade estrangeira, criaremos um estudo separado para orientarmos na criação do portfólio de composições exigido em todas as grandes universidades no exterior.