Curso de Fundamentos da Composição Musical

O curso é endereçado àqueles que buscam ingressar na carreira de músico profissional. O ideal seria que todos os alunos que desejam ingressar na universidade de música passassem antes por essa experiência profunda da escrita e análise da filosofia da composição. Entretanto, por dezenas de razões, isso não é o que acontece na prática. O Curso de Fundamentos da Composição Musical surge, então, como um preparativo para quem deseja ingressar na universidade e como um reforço para aqueles que já estão no ensino superior, seja na graduação ou na pós-graduação.
Este curso é apropriado, principalmente, ao aluno que deseja ser compositor de música de concerto, embora também seja uma grande ferramenta ao compositor de outros gêneros musicais – como Jazz, Blues e Rock – que buscam inserir técnicas da música de concerto em sua prática musical. Este curso também é primordial para regentes, instrumentistas de orquestra, historiadores e musicólogos. Aos amantes da música que não buscam se tornar profissionais na área, mas que pretendem compreender como ouvir composições instrumentais, aconselhamos o Curso de Harmonia e Análise.
Utilizaremos como material didático os respectivos livros do compositor e teórico Arnold Schoenberg: Harmonia, Funções Estruturais da Harmonia, Fundamentos da Composição, Modelos para Iniciantes em Composição, Style and Idea e Exercícios Preliminares de Contraponto. Também será usado o livro Contraponto de Kent Kennan, além de partituras de compositores como Joahann Sebastian Bach, Wolfgan A. Mozart, Joseph Haydn e Ludwig V. Beethoven para exemplificarmos cada tópico estudado. O curso será divido nos seguintes módulos:
Módulo A: Análise e composição de algumas obras de Bach
Iniciaremos com uma breve recapitulação dos exercícios de harmonia com escrita à quatro vozes, introduzindo algumas regras históricas das conduções das vozes, preparações das dissonâncias e o conceito de modulação aos tons vizinhos nas tonalidades maiores e menores. Estudo das cinco espécies de contraponto a duas vozes. Concomitante aos exercícios de harmonia e contraponto, serão analisadas as formas de várias composições de Johann Sebastian Bach e alguns arquétipos de composição encontrados em suas composições de teclado Pequenos prelúdios e fuguetas. A conclusão deste módulo será com uma composição de uma pequena peça de teclado aos moldes das peças estudadas.
Módulo B: Composição usando o Contraponto Bachiano – pt. 1
Finalizaremos o estudo das cinco espécies de contraponto e estudaremos as invenções a duas vozes. A conclusão deste módulo será a escrita de uma análise e a composição de uma pequena invenção a duas vozes.
Módulo C: Composição usando o Contraponto Bachiano – pt. 2
Continuaremos analisando as peças de Bach. Introduziremos a escrita de variados tipos de cânones. Contraponto inversível a duas e três vozes. A conclusão deste módulo será a escrita de um cânone a duas vozes e uma pequena invenção a três vozes.
Módulo D: Composição usando o Contraponto Bachiano – pt. 3
Estudaremos contraponto a três e quatro vozes e introdução a Fuga. Este módulo terá como objeto principal de estudo o Cravo Bem Temperado de Bach. A conclusão deste módulo será a escrita de uma pequena peça a três vozes e uma exposição de fuga a três vozes.
Módulo E: Composição usando o Contraponto Bachiano – pt. 4
Este módulo é a continuação do estudo da fuga. Revisão da escrita de todas as partes da fuga escrevendo exercícios sobre cada uma delas e analisando excertos da literatura musical. Estudo da fuga escolar e outros tipos de formas encontradas na fuga. Estudo de fugas a 2, 3, 4, 5 e mais vozes. Definições de fugatos, fuga de concerto, fuga fantasia e grupos de fugas. A conclusão deste módulo será a escrita de uma fuga a 3 vozes.
Módulo F: Composições do período clássico
Introdução ao estudo da estruturação de temas, utilizando os protótipos de sentenças e períodos de acordo com os conceitos de Arnold Schoenberg. Será estudada a escrita de minuetos, Scherzos e a técnica de desenvolvimentos motívicos ou desenvolvimento por variação. O material teórico será retirado dos livros Models For Beginners in Composition e Fundamentos da Composição de Arnold Schoenberg, além de excertos de composições de Haydn, Mozart e Beethoven. A conclusão deste módulo será a escrita de um minueto e um scherzo.
Módulo G: Composições do período clássico
Este módulo será dedicado ao estudo da forma sonata. O material didático será extraído dos livros Fundamento da Composição, Função Estrutural da Harmonia, Modelo para iniciantes em composição de Arnold Schoenberg, além de Sinfonias, quartetos de cordas e sonatas para piano escritas por Haydn, Mozart e Beethoven. A conclusão deste módulo será a escrita de um movimento de sonata para piano.
Módulo H: Composições do período Romântico
Estudaremos formas de acompanhamento, de acordo com o livro Fundamentos de Composição, e progressões harmônicas com modulação ao terceiro e quarto ciclo de quintas ascendentes e descendentes, de acordo com o livro Harmonia, ambos de Schoenberg. Estudos das formas encontradas em sinfonias e sonatas de piano e introdução às formas assimétricas. Estudos de elementos rítmicos e timbrísticos que surgem no século XIX que diferem das composições do sec. XVIII. Estudo da escrita para quarteto de cordas e análise da escrita para o naipe de cordas na orquestra. As obras analisadas serão dos compositores Beethoven, Schubert, Schumann e Brahms. A conclusão deste módulo será a composição de um scherzo para quarteto de cordas.
Módulo I: Composições do período Romântico tardio
Neste módulo, será estudada a escrita para os naipes de madeira e metal na orquestra, além de progressões harmônicas para qualquer ciclo de quinta atingindo o total cromático. Aplicação composicional das escalas de tons inteiros, acordes de quartas, suspensão tonal, acordes sem função e acordes alterados. Compositores as serem estudados: Lizt, Wagner, Mahler, Schoenberg, Debussy e Ravel. A conclusão deste módulo será com duas pequenas peças para o naipe de madeira e metal, utilizando alguns elementos estudados neste capítulo.
Módulo J: Composições no estilo da Segunda Escola de Viena
Introdução às composições do período tonal, atonal e dodecafônico da Segunda escola de Viena. O objetivo é compreendermos, de maneira histórica, a transição do período tonal para o dodecafônico utilizando os termos da própria Segunda Escola de Viena. O material didático, com exceção de alguns livros e artigos de Theodor Adorno, será exclusivamente oriundo da segunda escola de Viena. A conclusão deste longo módulo será a escrita de três composições: Uma tonal, atonal e dodecafônica. A instrumentação será a livre escolha, mas ela não deve ser repetida em cada uma das peças.