Curso de Harmonia e Análise

Este curso é endereçado àqueles que buscam ingressar na carreira de músico profissional nas áreas de composição, regência, performance ou musicologia. Também é recomendado aos músicos de outros gêneros musicais – como Jazz, blues ou Rock – que procuram inserir técnicas da música de concerto em sua prática musical. Recomendamos o curso também aos amantes da música que buscam compreender melhor como ouvir uma sonata, sinfonia ou mesmo uma composição instrumental de jazz.
O Curso de Harmonia e Análise terá como material didático o livro Harmonia e Funções Estruturais da Harmonia do compositor e teórico Arnold Schoenberg. O curso seguirá cada capítulo do livro Harmonia, de 1911 e, como complemento, utilizaremos composições extraídas da literatura musical para exemplificarmos os conceitos e demonstrarmos as variações entre teoria e prática do discurso tonal.
Módulo A: Análise de peças barrocas.
Iniciaremos com exercícios de harmonia com escrita a quatro vozes introduzindo as regras históricas das conduções das vozes, preparações das dissonâncias e o conceito de modulação aos tons vizinhos nas tonalidades maiores e menores. Concomitante aos exercícios de harmonia, serão analisadas as formas de várias composições de Johann Sebastian Bach e alguns arquétipos de composição encontrados em suas composições de teclado, suites de violoncelo, sonatas e partitas para violino solo. A conclusão deste módulo será com uma análise escrita nos moldes acadêmicos sobre qualquer peça do período estudado.
Módulo B: Análises de peças clássicas
Neste módulo, o estudo de harmonia expandirá as modulações para além dos tons vizinhos no primeiro ciclo de quinta, utilizando as mediandes. Desta maneira, estudaremos as modulações utilizando a transformação da dominante para alcançar o terceiro e o quarto ciclo de quintas ascendentes e, com a utilização da região da Subdominante menor, estudaremos como alcançar o terceiro e o quarto ciclo de quintas descendentes. Outro tópico a ser estudado será a estruturação de temas, utilizando os protótipos de sentenças e períodos de acordo com os conceitos de Arnold Schoenberg. As formas analisadas e todas as particularidades do período clássico e os prenúncios do romantismo serão extraídos das sinfonias e quartetos de Haydn, Mozart e Beethoven, sobre tudo das sonatas de piano de Ludwig Van Beethoven. A conclusão deste módulo será uma análise de uma das sonatas de piano de Beethoven.
Módulo C: Análise de peças do Romantismo
Iniciaremos com exercícios de harmonia com modulações ao segundo, quinto e sexto ciclos de quintas. Serão analisadas composições românticas utilizando peças de piano e grupos de câmara de Beethoven, Schubert, Schumann, Brahms, Liszt, Bruckner e Wagner. Novos elementos, como timbre, pequenas formas assimétricas, cromatismos, desenvolvimento por variação serão introduzidos demonstrando como a tonalidade, ao mesmo tempo em que era enriquecida, também caminhava para sua dissolução. A graduação deste módulo será a análise de uma composição a ser escolhida do período em questão.
Módulo D: Análise de peças do Romantismo tardio
Continuaremos com o estudo de modulações para qualquer ciclo de quinta nas fronteiras da tonalidade. Estudos de tríades aumentadas, acordes alterados, acordes errantes, escala de tons inteiros, acordes com 6 sons e acordes sem função, tonalidade flutuante e suspensa. Serão estudadas composições de Mahler, Debussy, Ravel, Hugo Wolf, Wagner, Richard Strauss, Max Reger e Arnold Schoenberg. A conclusão deste módulo será uma análise de uma composição a ser escolhida do período em questão.
Módulo E: Segunda Escola de Viena composições tonais
Seguiremos com o estudo de modulações para qualquer ciclo de quinta nas fronteiras da tonalidade. Estudos de tríades aumentadas, acordes alterados, acordes errantes, escala de tons inteiros, acordes com 6 sons, acordes de quartas, acordes sem função, tonalidade flutuante e suspensa. Serão estudadas composições tonais de Arnold Schoenberg, Berg e Webern. A conclusão deste módulo será a análise de uma das peças tonais de Arnold Schoenberg, Berg ou Webern.
Módulo F: Segunda Escola de Viena composições “Atonais”
Neste módulo, usaremos os capítulos finais do livro Harmonia alguns artigos do livro Style and Idea para analisarmos as novas técnicas de organizar a forma e o discurso harmônico. O material a ser estudado será as composições do opus 19 de Arnold Schoenberg, opus 05 de Webern e opus 2, opus 4 e opus 5 de Alban Berg. A conclusão deste módulo será a análise de qualquer peça da Segunda Escola de Viena entre os anos de 1909 e 1915.